Tags

,

Olá pessoal!

Em outros posts falei sobre criação e alteração de tabela, mas aí pensei, e se você não tem muita ideia de como criar um banco de dados? Como criar uma tabela sem saber criar o banco? Por esse motivo decidi publicar aqui um simples script, agora vou partir do principio em questão a objetos, não vou me referir a modelagem, que poderá ser descrito em outro post.

“Começando do zero”, imagine que uma loja qualquer, precisa armazenar seus produtos e para isso é necessário cadastra-los em um banco de dados, então vamos criar esse banco e assim poderemos continuar o aprendizado em relação aos objetos que veremos mais adiante.

Considero que você tenha o SQL server instalado em sua máquina, pode ser até o SQL Server Express. E que também tenha o SSMS (SQL Server Management Studio) para iniciarmos, vou chamar daqui em diante a ferramenta de SSMS.

Para abrir o SSMS, escreva na caixa de pesquisa do windows a sigla e assim logo irá aparecer… Clique para começar.

Depois de aberto, clique em novo/new dependendo se sua ferramenta estiver em português ou inglês, com isso será aberto uma página em branco. Agora podemos começar a escrever em T-SQL (Transact – SQL Server).

Veja o primeiro comando:

use master
go

O comando acima serve para deixarmos em uso o banco de sistemas, abaixo script para criar nosso primeiro banco de dados.

CREATE DATABASE [ESTOQUEPRODUTOS]
ON PRIMARY
( NAME = N’ESTOQUEPRODUTOS’, FILENAME = N’C:\BDS\ESTOQUEPRODUTOS.mdf’ , SIZE = 3072 KB , FILEGROWTH = 1024 KB )
LOG ON
( NAME = N’ESTOQUEPRODUTOS_log’, FILENAME = N’C:\BDS\ESTOQUEPRODUTOS_log.ldf’ , SIZE = 1024 KB , FILEGROWTH = 10%)
go

Você deve estar pensando, nossa quanto código para criar um banco, digo que, para se ter um banco de dados, você precisa definir um local onde armazenar os arquivos .mdf.ldf, que são arquivos de dados e de log. Você define na criação, o tamanho que os arquivos podem ter e quanto você quer que eles cresçam de acordo com seu tamanho de disco.

Aqui foi utilizado T-SQL para criação do banco, mas é possível fazer em modo design/gráfico/tela, não vou descrever aqui pois a minha intenção é de aprender e repassar utilizando a linguagem T-SQL.

Obs.: O script utilizado se refere a criação de banco de dados com MS SQL Server, para outros SGBDs pode existir algumas diferenças.

Espero poder ajudar com essa introdução.

Obrigado!

 

 

 

Anúncios